O espaço e a profundidade na paisagem - 6ª CLASSE (EDUCAÇÃO MANUAL E PLÁSTICA)

Este documento foi concebido para orientar e auxiliar o desenvolvimento de aulas.

Este guia, não substitui, em momento algum, a perícia pedagógica do Professor. É apenas um sumário sugestivo dos conteúdos a serem ministrados em cada aula, guiando o Docente a uma análise e abordagem direcionada a fácil compreensão dos conteúdos por parte dos alunos.

É um documento aberto, passível de alterações, cuja melhoria aguarda os resultados da sua aplicação e os contributos críticos do seu interveniente direto: o Professor.

O Professor

Eng° Diassilua Paulo Simão


Tema: O espaço e a profundidade na paisagem

Subtema: Exercitar aplicando o que aprendeste

Assunto: O espaço. (Pág. 7 E 8)

 

   Espaço é aquele lugar, área, superfície ou sítio que as coisas, as pessoas, os animais e as plantas ocupam.

    Os elementos visuais do espaço são: o ponto, a linha, a cor e a forma.

    Quanto aos tipos, o espaço pode ser aberto ou fechado.

  Quanto aos lados e sentidos o espaço pode ser:

Ø  Bidimensional, comprimento e largura;

 Ø  Tridimensional comprimento, largura e altura ou mesmo largura, altura e a profundidade.

    O desenho feito numa folha de papel, no quadro, no cimento ou mesmo noutra área vai ser bidimensional devido ao suporte em que foi feito.

    Quando se vai utilizar o espaço devemos ter em conta a proporção dos objectos porque o desenho a representar deve preencher o espaço disponível mantendo as mesmas dimensões ou proporções do objecto real (o desenho deve ser igual ao objeto original com tamanho aumentado ou reduzido dependendo do lugar em que se vai executar).

 

TRABALHO PRÁTICO SUGESTIVO

Sugestão 1: Foto colagem com imagens ilustrando espaço aberto e espaço fechado.

Sugestão 2: Desenho livre de uma paisagem ou lugar ilustrando um dos tipos de espaço.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

TEMAS PARA PROJECTO FINAL EM TELECOMUNICAÇÕES

E.R.P solução ideal para empresas