EXERCÍCIOS PARA TREINO DE PROGRAMAÇÃO - ESTRUTURAS DE DECISÃO

 

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA TREINAR PROGRAMAÇÃO

Com esta lista de exercícios podes treinar Algoritmos ou uma linguagem de programação se tornando excelente em conhecimento de funcionalidades base da linguagem.


 

1 – Faça um programa que leia dois números e imprima o maior deles.

2 - Faça um programa que peça um valor e mostre na tela se é positivo ou negativo.

3 - Faça um programa que verifique se uma letra digitada é “F” ou “M”. Conforme a letra escrever: F – Feminino, M – Masculino, Género inválido.

4 - Faça um programa que pergunte o preço de três produtos e informe qual produto você deve comprar, sabendo que a decisão é sempre pelo mais barato.

5 – A empresa Kundiama resolveu aumentar o salário dos seus colaboradores. Faça um programa que recebe o salário de um colaborador e o reajuste segundo o seguinte critério: o salário até 30.000kz aumenta 20%. O salário entre 30.000kz a 70.000kz aumenta 15%. O salário entre 70.000kz a 100.000kz, aumenta 10%.

Após o aumento, mostre na tela:

ü  Salário antes do reajuste;

ü  Percentual do aumento aplicado;

ü  Valor do aumento;

ü  Novo salário após aumento.

6 – Faça um programa que peça os três lados de um triângulo. O programa deve informar se os valores podem ser um triângulo. Indique, caso os lados formem um triângulo, se o mesmo é: equilátero, isóscele ou escaleno. (três lados formam um triangulo se a soma de qualquer dos dois lados for maior que o terceiro)

7 – Faça um programa que calcule as raízes de uma equação do segundo grau.

a)     Se o valor do a for igual a zero, a equação não é do segundo grau, o programa não deve pedir os demais valores, sendo encerrado.

b)     Se o delta for negativo, a equação não possui raízes reais. Informe ao usuário e encerra o programa.

c)      Se o delta for igual a zero, a equação possui apenas uma raiz.

d)     Se o delta for positivo, a equação possui duas raízes reais.

8 – Faça um programa que peça um número correspondente a um ano e informe se este ano é bissexto ou não.

9 - Faça um algoritmo que receba um número e diga se este número está no intervalo entre 100 e 200. 

10 - Escrever um algoritmo que leia o nome e as três notas obtidas por um aluno durante o semestre. Calcular a sua média (aritmética), informar o nome e sua menção aprovado (media >= 7), Reprovado (media <= 5) e Recuperação (media entre 5.1 a 6.9). 

11 - Construa um programa que, tendo como dados de entrada a altura (H) e o sexo (S) de uma pessoa calcule e apresente o seu peso ideal utilizando as seguintes fórmulas:

Para homens: Peso ideal (P) = (72,7 * H) – 58

Para mulheres: Peso ideal (P) = (62,1 * H) – 44,7

 12 - Construa um programa que leia dois números (A e B). Caso A seja igual a B, apresentar a soma dos dois. Caso um seja maior que o outro, apresentar a diferença entre os dois números (sempre lembrando que a diferença entre dois números é SEMPRE positiva).

13 - Construa um programa que calcule e apresente a idade REAL de uma pessoa. Será fornecido pelo utilizador:

DN – dia do nascimento                              DH – dia da data de hoje

MN – mês do nascimento                           MH – mês da data de hoje

14 - Construa um programa que, dados os comprimentos dos três lados (A, B e C) de um triângulo, verifique o tipo de triângulo formado. Apresentar qual é o tipo. Sabe-se que:

Triângulo do tipo Eqüilátero – possui os três lados iguais

Triangulo do tipo Isósceles – possui dois lados iguais

Triângulo do tipo Escaleno – possui os três lados diferentes


Comentários

Mensagens populares deste blogue

TEMAS PARA PROJECTO FINAL EM TELECOMUNICAÇÕES

O espaço e a profundidade na paisagem - 6ª CLASSE (EDUCAÇÃO MANUAL E PLÁSTICA)

E.R.P solução ideal para empresas