Conexões Online
Redes sem fio
Os telefones celulares usam ondas de rádio para transmitir sinais de voz às antenas. Essas antenas são montadas em torres localizadas em áreas geográficas específicas. O tipo mais comum de rede de telefonia celular é a rede GSM. A maioria dos telefones celulares e smartphones tem um indicador que mostra quando um sinal 4G ou 5G está disponível. Além dos transmissores e receptores GSM e 3G / 4G, os smartphones fazem conexões com diferentes tipos de redes, incluindo: GPS, Wi-Fi, Bluetooth e NFC.
Conexões de rede local
Você pode agrupar componentes de rede em quatro categorias: hosts, periféricos, dispositivos de rede e mídia de rede. Hosts são quaisquer dispositivos que enviam e recebem mensagens diretamente pela rede. Os periféricos compartilhados não são conectados diretamente à rede, mas sim aos hosts. Os dispositivos de rede às vezes são chamados de “dispositivos intermediários” porque geralmente estão localizados no caminho que as mensagens percorrem entre um host de origem e um host de destino. A mídia de rede se refere aos cabos e fios usados em redes com fio, junto com ondas de radiofrequência usadas em redes sem fio.
Para se conectar fisicamente a uma rede, um host deve ter uma placa de interface de rede (NIC). A NIC é uma peça de hardware que permite que o dispositivo se conecte à mídia de rede, com ou sem fio. Um host requer um endereço IP que também contém uma máscara de sub-rede e um gateway padrão para identificá-lo para os outros dispositivos na rede. Um endereço IP pode ser configurado manualmente ou atribuído automaticamente por um servidor DHCP.
Documentação de rede
É importante que uma rede seja bem planejada, organizada de forma lógica e bem documentada. Os nomes dos dispositivos devem ser exclusivos e ter um formato consistente que transmita informações significativas. Isso pode ajudar a determinar o tipo, função, localização e número de sequência do dispositivo com base no nome do dispositivo. Os endereços IP também devem ser exclusivos para cada dispositivo. Quando as redes são instaladas, um diagrama de topologia física é criado para registrar onde cada host está localizado e como ele está conectado à rede. O diagrama de topologia física também mostra onde a fiação está instalada e os locais dos dispositivos de rede que conectam os hosts. Também há outras informações que você deve ter ao solucionar problemas de rede. Essas informações não podem ser “vistas” do ponto de vista físico da rede. Os nomes dos dispositivos, endereçamento IP, informações de configuração e designações de rede são informações lógicas que podem mudar com mais frequência do que a conectividade física. Uma topologia lógica ilustra as informações de configuração de rede relevantes.
Comentários
Enviar um comentário