SCRUM - MODELO ÁGIL PARA GESTÃO DE PROJETOS

 

1º INTRODUÇÃO

Um projeto é um conjunto de atividades agrupadas em etapas que levarão a um objetivo específico.



Na vertente de projeto de computador, esse objetivo pode ser a criação de um software, um novo serviço ou qualquer outra coisa que possa ser definida com precisão.

A gestão de projetos, por outro lado, serve para saber se a jornada em direção a esse objetivo está indo bem. E se não, para corrigir a situação para voltar a uma boa posição para atingir o objetivo.



Ao longo dos anos, vários modelos de gerenciamento de projetos foram apresentados com diferentes graus de sucesso. Alguns deles são: modelo ágil, ciclo em cascata, ciclo em V, ciclo espiral e ciclo iterativo.

Muitos são baseados em ciclo em cascata que lida com projetos em uma série de fases sequenciais, às vezes iterativas.

O modelo de ciclo iterativo, embora não isento de falhas, continua sendo uma opção viável ainda hoje no gerenciamento de projetos, principalmente para quem gosta dos métodos clássicos.

Vários métodos são considerados “ágeis”, Incentiva a utilização de métodos mais flexíveis e que envolvam muito mais o cliente, entre os existentes o que vem ganhando popularidade ultimamente é o método SCRUM.

O movimento ágil introduz outra filosofia de gerenciamento de projetos que valoriza as pessoas que compõem a equipe e o envolvimento do cliente.

2º SCRUM

Scrum é um método ágil de gerenciamento de projetos.

Scrum é um conjunto de boas práticas empregadas no gerenciamento de projetos complexos, em que não se conhece todas as etapas ou necessidades. 

Focado nos membros da equipe, o Scrum torna os processos mais simples e claros, pois mantém registros visíveis sobre o andamento de todas as etapas.



Com o Scrum, as pessoas trabalham em equipe, o ritmo é dado por uma série de iterações (sprints). Todos os itens pendentes são coletados em uma lista (backlog).

O método Scrum não é para todos os projetos. A organização deve estar aberta a uma mudança de mentalidade e o projeto deve ser suficientemente complexo.

Uma equipe Scrum é transparente e auto-organizada. A própria equipa acompanha o andamento do projeto e não há gerente de projeto.

O Scrum representa uma importante mudança de paradigma para empresas que construíram hierarquias em vários níveis e possuem a cultura do controle: o time Scrum é auto-organizado.

            As palavras compõem a sigla EPATER são: Emergência, Prioridade, Auto-organização, Transparência, Empirismo e Ritmo.

  Agilidade, em outras palavras, é a habilidade de entregar valor aos clientes, em um ambiente dinâmico, com incerteza, volatilidade, mudanças e adaptação constante.

Scrum Master e o Product Owner que irão assegurar a coordenação e o bom funcionamento da equipa.

3º SPRINT

        Um sprint é uma fase repetida várias vezes sucessivamente durante a qual um trabalho predeterminado é realizado.

Sprint é o bloco de tempo durante o qual ocorre um incremento no projeto, ou seja, um sprint é um período fixo de tempo durante o qual um trabalho predeterminado é realizado.

    Durante o projeto, os sprints têm durações fixas e seguem um após o outro sem nunca se sobreporem. Um sprint normalmente dura de 2 a 3 semanas.

        Se quisermos agrupar sprints, este agrupamento é chamado de temporada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TEMAS PARA PROJECTO FINAL EM TELECOMUNICAÇÕES

O espaço e a profundidade na paisagem - 6ª CLASSE (EDUCAÇÃO MANUAL E PLÁSTICA)

E.R.P solução ideal para empresas