Diferença entre ESTADO, GOVERNO e EXECUTIVO
A administração pública vem buscar soluções práticas para atender as exigências e anseios da coletividade (estado), respeitando os princípios legais, eficiência, moralidade, impessoalidade e publicidade.
Há certa confusão que se faz entre Estado e os Governantes (Presidente, Governador, Administrador, ou qualquer coisa que o valha). Vamos esclarecer com as definições abaixo:
O Estado é um conjunto de leis que rege um país ou nação. É uma instituição que tem os três poderes (executivo, legislativo e judiciário) regidos pela Carta Magna, ou seja, carta de princípios de qualquer país.
O Governo é um dos componentes que faz parte do Estado (é uma instituição do Estado).
O governo é um grupo de pessoas escolhido pelo povo, em votação direta ou indireta, que vão administrar politicamente o Estado (pessoas e bens do país).
Por isso, o
“Estado Instituição”, é muito mais forte do que os simples governantes, pois
estes passam e o Estado fica.
Executivo (ou Poder
Executivo)
No âmbito deste poder está a Presidência da República, Ministérios, Secretarias da Presidência, Órgãos da Administração Pública e os Conselhos de Políticas Públicas. Estes elementos decidem e propõem planos de ação de administração e de fiscalização de diversos Programas (social, educação, cultura, saúde, infraestrutura) a fim de garantir qualidade e a eficácia dos mesmos.
Comentários
Enviar um comentário