CONCEITO DE CAMADAS EM TELECOMUNICAÇÕES

 

CONCEITO DE CAMADAS EM TELECOMUNICAÇÕES

 

 

Num sistema de comunicação é muito importante definirmos quem será o usuário do serviço e quem será o provedor. Aqui podemos usar conceitos de redes de computadores para explicar melhor.

 

A comunicação entre dois pontos é um serviço que é prestado por um cabo, uma fibra óptica ou um enlace de rádio microondas. Em um sistema de telefonia móvel celular os usuários de um enlace de rádio são a CCC (Central de Comutação e Controle) e a ERB (Estação Rádio Base). Podemos dizer que o sistema CCC-ERB está numa camada superior ao sistema RÁDIO-RÁDIO. Do ponto de vista da CCC há apenas um cabo ligando ela à ERB. O enlace de rádio é transparente para a CCC e para a ERB. Da mesma forma, podemos ter numa camada superior duas pessoas conversando através do sistema celular.

 

A fixação destes conceitos é de extrema importância para o pessoal que trabalha com a manutenção do sistema que precisa analisar as falhas em partes separadas e manter uma ordem lógica de pesquisa e testes.

 

Nível mais alto

Voz humana

Nível intermediário

Telefone celular

Nível mais baixo

Operadora

Nível básico

Rede de transmissão

Nível primitivo

Formas de onda

 

Para que uma camada funcione perfeitamente é preciso que todas as camadas abaixo dela estejam também operacionais.

 

Referências: Noções básicas de telecomunicações para técnicos de Operação e Manutenção de redes de telefonia celular. Worktel Telecomunicações, Marcelo dos Santos, Setembro de 2004.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TEMAS PARA PROJECTO FINAL EM TELECOMUNICAÇÕES

Programa de Contabilidade Informatizada do MAPTSS

O espaço e a profundidade na paisagem - 6ª CLASSE (EDUCAÇÃO MANUAL E PLÁSTICA)