Como fazemos para construir o esquema de um circuito? (Sistemas Digitais)

 Os sistemas eletrónicos como os televisores, computadores, telemóveis, e outros, têm com principal objetivo, o tratamento da informação. Tratamento da informação pode significar produção, aquisição, gravação, memorização, transmissão, amplificação, receção, estabilização.



O que é um sistema?

Sistemas são autómatos com a capacidade de realizar operações de interesse, normalmente com objectivo de facilitar a intervenção do ser humano.

O que são sistemas digitais?

É um conjunto de técnicas utilizadas de modos a melhorar e aperfeiçoar uma tecnologia no que tange o custo e desempenho.

O que são sistemas lógicos?

São sistemas digitais elaborados com base nos circuitos eletrónicos de operações lógicas, tais como a conjunção, disjunção e a negação.

O principal objectivo da eletrónica é a construção de sistemas que realizam operações do nosso interesse.

Para isso, utiliza-se a ligação entre os dispositivos ou peças tais como, resistências, condensadores, bobinas, tirístores, díacos, circuitos integrados analógicos ou digitais e outros.





Cada dispositivo acima citado tem o seu correspondente símbolo designado elemento do circuito.

O que é um esquema elétrico?

Esquema elétrico é a ligação entre os elementos do circuito.

Abaixo citamos alguns exemplos de esquemas elétricos.

Divisor de tensão


Amplificador



Como fazemos para construir o esquema de um circuito?

 

1º Partimos da descrição do funcionamento do sistema;

2º Elaboramos a arquitetura em forma de diagrama de blocos;

3º Escrevemos a descrição funcional matemática associado a cada bloco;

4º Desenhamos o esquema elétrico do circuito de acordo com o que se pretende.

Portanto, em sistemas digitais, começamos por definir que tipo de informação queremos operar, aprendemos a quantificá-la (em termos matemáticos), aprendemos a realizar operações com os mesmos e depois saberemos o lado operacional do mesmo sistema criado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

TEMAS PARA PROJECTO FINAL EM TELECOMUNICAÇÕES

Programa de Contabilidade Informatizada do MAPTSS

O espaço e a profundidade na paisagem - 6ª CLASSE (EDUCAÇÃO MANUAL E PLÁSTICA)