ORGANOGRAMA - Estratégia Empresarial
Um dos passos importantes na criação de uma estratégia empresarial global é usar um organograma. Ele permite visualizar de forma clara e rápida a estrutura interna, funções, equipas e departamentos de uma determinada organização.
Podemos definir organograma de uma empresa como um esquema organizacional que representa
graficamente a estrutura interna de uma empresa.
Normalmente, o departamento de recursos humanos é responsável por criar o organograma da empresa e mantê-lo atualizado, pois permite-lhe visualizar rapidamente a hierarquia da empresa por equipas, dependendo de quem se reporta a cada pessoa, ou de quem é responsável por cada equipa ou funcionário.
Ilustrar estas informações da empresa ajuda os funcionários a melhorar a comunicação interna, a saber com quem têm de falar em diferentes situações e a ter mais conhecimento sobre a empresa.
Através de um organograma, novos colaboradores conseguem saber quem
são os seus colegas, superiores ou subordinados muito mais facilmente.
Adicionalmente,
um organograma pode também ser algo que clientes, colaboradores e fornecedores
usam para saber quem são os responsáveis por cada área e poupar tempo,
pois assim evita-se contactar as pessoas erradas.
Elementos
do organograma
Um
organograma da empresa deve ser adaptado à estrutura e às necessidades das
diferentes empresas, e refletir as posições profissionais da melhor forma
possível.
Para fazer um organograma da sua empresa precisas de ter uma clara ideia da estrutura interna.
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