ORGANOGRAMA - Estratégia Empresarial


Um dos passos importantes na criação de uma estratégia empresarial global é usar um organograma. Ele permite visualizar de forma clara e rápida a estrutura interna, funções, equipas e departamentos de uma determinada organização.

Podemos definir organograma de uma empresa como um esquema organizacional que representa graficamente a estrutura interna de uma empresa.

Normalmente, o departamento de recursos humanos é responsável por criar o organograma da empresa e mantê-lo atualizado, pois permite-lhe visualizar rapidamente a hierarquia da empresa por equipas, dependendo de quem se reporta a cada pessoa, ou de quem é responsável por cada equipa ou funcionário.

Ilustrar estas informações da empresa ajuda os funcionários a melhorar a comunicação interna, a saber com quem têm de falar em diferentes situações e a ter mais conhecimento sobre a empresa. 

Através de um organograma, novos colaboradores conseguem saber quem são os seus colegas, superiores ou subordinados muito mais facilmente.

Adicionalmente, um organograma pode também ser algo que clientes, colaboradores e fornecedores usam para saber quem são os responsáveis por cada área e poupar tempo, pois assim evita-se contactar as pessoas erradas.

Elementos do organograma

Um organograma da empresa deve ser adaptado à estrutura e às necessidades das diferentes empresas, e refletir as posições profissionais da melhor forma possível.

Para fazer um organograma da sua empresa precisas de ter uma clara ideia da estrutura interna. 

 Os dados mais comuns que todos incluem no organograma são o Nome (e apelido) da pessoa, a posição e o departamento ao qual a pessoa pertence. Dependendo da distribuição do staff será mais, ou menos difícil identificar a hierarquia e criar um organograma funcional da empresa.

 

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