Os Elementos que fazem uma Missão Espacial sair do Papel e chegar às Estrelas

 OS ELEMENTOS DE UMA MISSÃO ESPACIAL

Os elementos de uma missão espacial são:

ü              A missão em si;

ü              Órbitas e trajetórias;

ü              Espaçonave;

ü              Veículos de lançamento;

ü             Operações de Missões.

1º Elemento: A MISSÃO

Toda missão começa com uma necessidade

Pois os usuários precisam de uma capacidade que os elementos do espaço conseguem oferecer e que os faça querer pagar por esses serviços.

Conseguir identificar e captar essas necessidades dos usuários é que resulta no escopo da missão: Quem precisa de que?

Só então podemos determinar as metas e os objetivos que nos diz quão bem, quanto e como? 

Finalmente, a discussão entre usuários e outras partes interessadas da missão (stakholders) nos ajuda a definir o Conceito de Operações (ConOps – Concept of Operations) que define como todos os elementos da missão vão trabalhar em conjunto para providenciar (oferecer) a capacidade necessitada pelos usuários.

No coração de toda missão espacial está o Objectivo da missão em si. 

O escopo da missão nos informa:

        a) A necessidade, que descreve a capacidade que está sendo entregue ou investido.

        b) A necessidade, que vai ser satisfeita com a capacidade do sistema a ser implementado.

        c)As metas e objetivos estabelecem as expectativas das partes interessadas, os stackholders.

O Conceito de Operações ou ConOps documenta como os sistemas, os usuários e outros stakeholders irão interagir.

STAKEHOLDERS – descrevem qualquer pessoa ou organização que tem algum ativo ou que possa influenciar o sucesso ou a falha da missão.

Um dos principais stakeholders é o patrocinador (Sponsor) ou patrocinadores (Sponsors) – que é a organização que está a pagar dinheiro (pela missão). 

Para missões comerciais esses são os investidores, para missões governamentais, estes são acudidas pelos impostos (contribuinte).

A concepção, o desenvolvimento e as operações das missões espaciais não podem sequer começar, e muito menos decolar, até que haja um acordo entre as partes interessadas e os patrocinadores quanto ao verdadeiro âmbito da missão.

O programa Apollo é um grande exemplo de como o foco num conjunto claro de metas e objetivos, juntamente com um forte apoio político e financeiro, tornou essa missão bem-sucedida. (Discurso do presidente J. F. Kennedy).






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